O raio do fuso horário | The timezone hell

Tuesday, October 25, 2016


E vocês questionam indignados: como assim estás aí há não sei quanto tempo e ainda não falaste sobre isto? E eu respondo: têm toda a razão. Como assim ainda não falei neste blogue sobre o drama que é esta diferença horária para Portugal. É que, amiguinhos, desde que me mudei para a Austrália que estou a viver com 10 horas de antecipação. Já foram 9 (como mostra ali a imagem, proeza da V na nossa festa de despedida), mas há coisa de dois meses a hora mudou e neste momento, aqui em Wollongong são mais 10 horas do que em Portugal (em breve passarão a ser 11h). 
Quem diz isto assim parece que não há aqui drama nenhum, que é tudo lindo. Afinal de contas parece que estou a falar do futuro, como dizia um amigo nosso, e a coisa até tem potencial para ser engraçada. E tem, tem mesmo, se nos esquecermos que, basicamente, sou o morceguinho dos meus amigos e familiares. Porquê? Porque enquanto em Portugal o povo está todo a dormir, estou eu acordada, super ativa e cheia de coisas para contar a toda a gente. Quando o pessoal todo com quem eu quero falar acorda, estou eu a ouvir os Patinhos e já no processo ‘xixi-cama’. 
Ora, se isto dificulta a minha vida? Tem dias. Há dias em que agradeço o barulho que o meu telemóvel não faz durante o dia. Noutros dias, só me apetecia estar a trocar mensagens com as minhas amigas e a bater aquele papo inútil, mas que faz tão bem ao coração. 
Com a família o processo não é muito complicado. Afinal de contas, ser família é estar obrigado a atender o telefone a qualquer hora (certo mãezinha, paizinho e irmãos?). Com os amigos, é preciso dar todo o mérito aos que se mantêm acordados até meio da noite para pôr as notícias em dia, aos que perdem a hora do almoço ao telefone comigo, aos que perdem uma hora em jantares de fim-de-semana para andar comigo (ou com o telemóvel, vá) na mão enquanto eu faço de conta que estou lá também, aos que fazem questão de me fazer sentir que continuo a pertencer ao dia-a-dia deles. (Meus pequenotes, eu nunca disse que ser meu amigo ou minha amiga era fácil)
__
And you question: what do you mean, you are there for so long and you haven’t spoken about this already?? And I answer: you’re right. What do you mean, I haven’t spoken about the time zone drama in this blog? Since I moved in Australia that I am living with 10 hours of anticipation. It has been 9 (like you can see in the photo, something V created for our goodbye party), in the past, but a few months ago, there was a time change and now its 10 hours later than Portugal (soon it will be 11).
Saying this, seems like there is no drama, that everything is just fine. After all, it seems like I am talking from the future, like a friend used to tell us, and that this has a potential to be funny. And yes, it has, if we forget that I am my friends’ and family’s bat. Why? Because when in Portugal everybody is sleeping, I am awake, super active, full of things about which I want to talk about. When everybody with whom I wanna talk wakes up, I am ready to go to bed. 
Well, if this makes my life harder? Some days. Some days I just appreciate how silent is my phone. Other days, I just wish I could be talking to my friends, having a useless conversation. 
With family things are kind of easy. After all, being a family is being obligated to take calls any time (right mummy, daddy and brothers?). With friends, I have to recognize effort to those who keep awake part of their night to talk to me, those who lose their lunch time to be on the phone with me, those that lose one hour of their weekend dinners to walk me (or the phone) while I pretend to be there, those who can make me feel that I still belong to their daily life. (Guys, I never told you that being my friends was easy)


Mas nem tudo é mau neste fuso horário que obriga o pessoal a estar constantemente a fazer contas. No que a saudades toca, consegue até ajudar. Quando vamos viver para outro país, é inevitável estarmos ausentes em eventos como aniversários, festas, Natal e coisas que tal e também é inevitável não nos sentirmos tristes por não estar a festejar estas datas com quem desejávamos. É aqui que o fuso horário pode ajudar. É que o facto de a minha família e os meus amigos celebrarem estas datas enquanto eu durmo, ajuda-me a esquecer que não estou lá, que não estou a participar. Ora, querem outra vantagem? Estando na Austrália, temos 10 horas de bónus em relação a Portugal. Ainda esta semana tive um assunto em Portugal cujo limite para tratar era o dia 24. Tratei deste assunto apenas hoje, no dia 25, até às 09:30h da manhã, 23h30 do dia 24 em Portugal. 
Há que encontrar os pontos positivos de todas as dificuldades. E agora vou pôr um cházinho a fazer, vestir o pijama e ver um filme até adormecer :) Um bom dia para vocês!
__
But, not everything is bad about time zone. Actually, it can help when I miss people. When we decide to go live in another country, it’s inevitable to miss birthday parties, Christmas and events like that and it’s also inevitable to feel sad in those days. Time zone can be a precious help here. The fact that everyone is celebrating these events while I’m sleeping makes me forget a little bit about the fact that I am not there, celebrating with them. Do you want another advantage? Being in Australia, we have a 10 hours bonus comparing to Portugal. This week I had a portuguese issue to take care of until the 24th. I only took care of it on morning of the 25th until 9:30 am, 23:30 pm of the 24th in Portugal.
We have to find positive aspects in all challenges. Now, my people, I’ll just go boiling some water for tea, dress my pyjama and watch a movie until I fall asleep :) Have a nice day! 


love, 
C.

You Might Also Like

0 comentários

Fala Comigo!

Name

Email *

Message *