Barras de maçã e côco. A receita, finalmente.

Monday, April 16, 2018


Não é novidade que por aqui gostamos de ter uma rotina recheada de hábitos saudáveis. Um chatice, eu sei, porque blá blá vamos todos falecer um dia – já não há pachorra para este discurso. Cada um dedica-se e entrega o seu corpinho ao que quer. Claro, claro que também há espaço para os hambúrgueres, as pizzas, as massas, os molhos tailandeses, indianos, nepaleses desta vida. Mas no geral, a coisa mantém-se saudável. 

A cozinha é um dos meus espaços criativos. Geralmente não sigo receitas, não controlo porções e faço tudo a olho. Dito isto, claro que há coisas que saem do forno ou do fogão e que dão mesmo vontade de mandar diretamente para o lixo. Não vão, porque felizmente comemos qualquer coisinha que nos apareça à frente e não somos pessoas de desperdiçar. 

Há alguns meses arrisquei fazer barras para comer como snacks. Correu bem. Repeti. Fui alterando ingredientes e sabores e a coisa tem-se dado. As últimas barras que fiz, no dia 2 de Abril, duraram até à semana passada no congelador. Ficaram super, super docinhas. Curiosamente, as melhores que já fiz. Foram-me pedindo a receita e eu fui adiando dá-la porque, honestamente, não tinha. Hoje, finalmente, dediquei-me a pensar sobre as barras e fiz um esboço da receita que fiz que podem não ser exatamente as medidas que usei, atenção, mas são as mais aproximadas. Fica a promessa de que vou fazer muito em breve novas barras e que vou ter o cuidado de pesar tudo o que lá vou pôr para que possa partilhar uma receita como deve ser. 

_____

Barras de maçã e côco

2 colheres de sopa de farinha de côco
2 scoops de proteína whey de baunilha (pode ser substituída por proteína vegetal)
2 colheres de sopa de côco ralado
2 colheres de sopa de aveia
4 colheres de sopa de chia
4 colheres de sopa de linhaça
2 colher de sopa de sementes de abóbora
1 colher de sopa de sementes de girassol
Uma mão cheia de amêndoas e nozes levemente esmagadas
1 colher de sopa de mel 
1 colher de sopa de óleo de côco
4 ovos
2 maçãs partidas aos pedacinhos
8 tâmaras picadas
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
Canela
Um bocadinho de bebida vegetal (usei leite de côco)

Misturar tudo super bem (eu misturo tudo com as mãos, shame on me), até ter uma massa grossa, que se torne difícil de espalhar, mas que ao mesmo tempo está ‘empapada’. Por isso mesmo, o leite é a olho. Acrescenta-se o que for necessário, se for necessário. Espalho a massa num tabuleiro retangular protegido com papel vegetal. 15 minutos no forno até ficar douradinho por cima. Tirar, deixar arrefecer e cortar. 
______

Honestamente, eu faço as barras com o que tiver em casa, com o que me estiver a apetecer usar. Recriar estas barras implica, claro, mandarem-me uma mensagenzinha a dizer como correu. Bons cozinhados, meus seres comedores. 

love, 
C.

You Might Also Like

0 comentários

Fala Comigo!

Name

Email *

Message *