5 curiosidades sobre a Austrália

Thursday, April 26, 2018

Estes são os posts com mais sucesso aqui no estaminé. Consigo bem perceber porquê. Afinal de contas este país não para de surpreender e há sempre – sempre mesmo – qualquer coisa que, ao longo do tempo me fui esquecendo de vos mostrar ou qualquer coisa nova a acontecer que me deixa de boca aberta.

Vamos passar mas é ao suminho da coisa. Vou contar-vos TANANANAN *imaginar o som dos tambores* cinco coisas absolutamente espetaculares que acontecem na Austrália e que são extremamente catitas. (Vá, sintam a minha cena e imaginem este parágrafo a ser lido com voz de Jorge Malato e uma musiquinha toda catita)


1. Ter, não um, não dois, não três, mas sim quatro feriados na altura da Páscoa.
É isso mesmo. Ser feriado na sexta-feira e no Domingo de Páscoa não chega para o povo desta ilha. É feriado também no Sábado e na Segunda-feira. Já agora (esta é de borla: aqui também é feriado no dia 25 de Abril. É o Anzac Day.)

2. Ter uma semana de férias ‘oferecida’ entre o Natal e a Passagem de Ano. 
Quão perfeito é isto? A maior parte dos serviços, os escritórios e mais umas quantas coisas fecham a porta durante esta semana para que o pessoal possa aproveitar a época como deve ser. Muito confusa com esta situação, perguntei umas 500 vezes a várias pessoas como é que a coisa se dava lá no escritório. ‘Então, não trabalhas, não vens cá de 22 de dezembro a 2 de janeiro’. Eu: ‘mas descontam nas nossas férias, certo?’. Eles: ‘não, é uma semana oferecida´. Eu: ‘hm ahm uuhhhmmm mmm eeerrrmm aaahhmmm ok’. Nos sítios onde esta pausa não é oficial, é normal que assim 80% das pessoas tire este período de férias e arraste seu belo corpo para o sol numa praia qualquer. 

3. Encontrar protetor solar em todo o lado. 
Ah e tal a pessoa vai à praia e esqueceu-se do protetor. Volta para trás, percorre aquele penoso caminho de 300 metros, ou vai só ali ao café mais próximo pôr? Não, não me enganei a escrever. No geral, as lojas, os cafés, os bares têm um frasco grandalhão de protetor solar num sítio bem visível para uso do freguês... de graça. Neste caso, este estava mesmo ali ao pé dos talheres e dos guardanapos. 

(Neste caso, esta embalagem de protetor solar estava numa 'coffee shop' à beira da praia aqui ao pé de casa.)

4. Pagar bem e esperar muito por qualquer encomenda que venha do estrangeiro.
Porque a Austrália é uma porra de uma ilha na ponta do mundo onde tudo demora a chegar e se torna caro para xuxu. O mesmo acontece se quisermos enviar qualquer coisa para fora. 

5. Não se vende álcool no supermercado.
Esta é tão, mas tão básica que não sei como nunca me lembrei de partilhar com vocês. Verdade, não há cá aquela coisa de trazer os ovos e uma garrafa de vinho do mesmo sítio, onde vamos com as criancinhas no nosso dia-a-dia. Para comprar álcool na Austrália precisamos de ir a lojas específicas, as ´liquor shops´. No geral, ao pé dos supermercados há uma destas lojas, o que simplifica a tarefa. Dificilmente saio de lá sem me pedirem identificação na caixa... 


Despachem lá estas cinco curiosidades porque assim de repente já tenho aqui outras cinco a palpitar. 

love,
C.

You Might Also Like

0 comentários

Fala Comigo!

Name

Email *

Message *