Fazer viagens longas de avião: dicas! | Long airplane trips: tips!

Wednesday, April 19, 2017


Andar para cima e para baixo no mural do Facebook, no Instragram, durante minutos e minutos, com o cérebro desligado e a pensar em nada. Quem nunca?
Era pois neste estado de espírito que eu estava há uns dias quando, assim de repente, me cruzei com um daqueles vídeos que não tem som nem mais de 2 minutos, que dizia “coisas que acontecem ao teu corpo durante um voo longo”. Desde que nos mudámos para a outra ponta do mundo, voo longo começou a ser o nosso nome do meio. Claro que, por voo longo esta malta entende voos de mais de oito horas. Ora, nós comemos voos longos de oito horas ao pequeno almoço, dado que precisamos de, mais ou menos, 30 horas para chegar a Portugal.
Posto isto lá parei eu a ver o vídeo que a certo ponto dizia que a desidratação é um dos maiores problemas. Dizem eles que, num voo de três horas o nosso corpo perde cerca de 1,5 litros de água. Como assim?? Então e numa viagem de 30 horas??

Quando viemos para a Austrália aconteceu-nos de tudo. Desidratámos e morremos de sede. Inchámos que nem balões. Suámos e morremos de frio. Fomos invadidos por germes até mais não. Uma roda viva de manifestações daqueles que andamos uma vida a evitar sentir. 
Por mim tudo bem. Sou pessoa que adora andar de avião, que se deslocava a um aeroporto qualquer só para tomar o pequeno almoço e ver pessoas a circular, aviõezinhos a aterrar e a levantar voo. O meu maior problema? O tédio ao fim das primeiras cinco horas de viagem. E pensar que ainda faltam mais 20 ou 25 horas. Até porque sou pessoa que tem dificuldade em adormecer, ao contrário da minha companhia, que é capaz de atravessar o mundo a dormir. 

Tenho a sensação que fiz tudo errado quando me preparei para fazer a minha primeira longa viagem, que durou 32 horas. Primeiro, só levei a roupa que tinha no corpo. Depois, acartei comigo comida não fosse o diabo tecê-las. Levei também a minha própria almofadinha e uns quantos livros pesadões que, supostamente, me iam ocupar o tempo de viagem. ERRADO! Levar comida (ou muita comida) foi uma estupidez. Só me fez andar a acartá-la porque felizmente as companhias aéreas são umas fofas e vão providenciando alimento que safa os menos exigentes, como nós. Uma coisa é levar umas bolachinhas para as horas vagas, outra é levar uma marmita completa. Quanto à almofada, não há (mesmo) necessidade. Há de tudo nos aviões (especialmente nos voos longos): almofadas, vendas para os olhos, mantas e afins. Quanto a levar mil livros... eu fiquei tão cansada que nem tive cabeça para isso. Isto porque... sou o tipo de pessoa que tem uma enorme dificuldade em adormecer. E isto leva-me a dizer-vos a primeira das várias ideias que eu já tive para tornar a minha próxima viagem menos tortuosa. Primeira ideia: comprimidinhos (ou outra qualquer solução) que me ponham a dormir. Não estão bem a ver o que é uma viagem de 32 horas sem conseguir adormecer por mais de 10 minutos. É dureza! A pessoa fica tão cansada que nem consegue ler livros ou ver filmes e acaba por proporcionar a si própria mais tempo sem fazer nada. Ideia número dois: arranhar uns lápis de cor e uns daqueles livros de colorir para adultos da moda. Porque não? Fiquei com inveja das criancinhas que iam nos mesmos voos que eu! A pessoa fica ali distraída e quando repara já passaram para aí... 10 minutos. Ideia número três: levar uma muda de roupa leve e produtos básicos de higiene na mala de cabine. Isto porque às tantas a pessoa – acreditem – começa a cheirar mesmo mal. Da última vez levei algumas coisas como escova e pasta de dentes, toalhitas e assim. Desta vez vou fazer um upgrade à coisa e descobrir forma de tomar um banho num lavatório.

No fundo foram só estas as ideias que me surgiram. Claro que em quatro meses há mais do que tempo de elaborar todo um plano de ação, mas, o que eu gostava mesmo, era de ouvir as vossas dicas, as vossas manhas e os vossos hábitos quando se metem dentro de uma caixinha de metal a rasgar céu. Eu sei que há por aí muita gente que olha para o avião como eu olho para a minha sala, para o meu sofá, por isso, por favor, cheguem-se à frente e avancem com umas dicas para me ajudar! 

__
Scroll down and up on Facebook or Instagram feed for minutes and minutes, with brain off and thinking about nothing. Who haven’t done this?
I was in this state of mind when, a few days ago, I came across one of those videos that have no more than 2 minutes, that said "things that happen to your body during a long flight." Since we moved to the other side of the world, long flight began to be our middle name. Of course, for a long flight these guys understands flights of more than eight hours. Well, we eat long eight-hour flights for breakfast, since we need about 30 hours to get to Portugal.
I stopped to watch the video that at one point said that dehydration is one of the biggest problems. They say that on a three-hour flight our body loses about 1.5 liters of water. What do you mean?? So what about a 30 hour trip??

When we came to Australia everything happened to us. We dehydrated and died of thirst. We swelled like balloons. We swapped and we died of cold. We were invaded by germs. 
It's fine by me. I am a person who loves to fly, who would go to an airport just to have breakfast and watch people pass by, planes landing and taking off. My biggest problem? The boredom after the first five hours of travel. And to think that there are still another 20 or 25 hours to go. Also because I am a person who has difficulty falling asleep, contrary to my company, that is able to cross the world to sleep.

I have the feeling that I did everything wrong when I prepared myself to do my first long trip, which lasted 32 hours. First, I only took the clothes I had on my body. Then I carried heaps of food. I also took my own pillow and a few heavy books that were supposed to occupy my travel time. WRONG! Carrying food (or lots of food) was stupid. It just made me stare at it because fortunately the airlines are made of nice people that provide us food when we need it. One thing is to carry some cookies for the vacant hours, another is to bring a full kettle. As for the cushion, there’s no need to bring your own. There is everything on airplanes (especially on long flights): cushions, eye sales, blankets and such things. About books ... I was so tired that I did not even have the head for it. That's because ... I'm the kind of person who has a hard time falling asleep. And this leads me to tell you several ideas I had to make my next trip less tortuous. First idea: pills (or any other solution) that put me to sleep. It’s hard to do a 32 hour journey without being able to fall asleep for more than 10 minutes. It's toughness! You get so tired you can not even read books or watch movies and you end up giving yourself more time doing nothing. Idea number two: bring some colouring pencils and one of those fashionable adult colouring books. Why not? I was jealous of the little kids who went on the same flights as me! We get distracted and when we realize, it has been… 10 minutes. Idea number three: take a change of light clothes and basic toiletries in the cabin trunk. Because - believe me – you can get really smelly. Last time I took some things like toothbrush and toothpaste, wipes and so on. This time I'm going to upgrade it and figure out how to take a shower in a wash basin.

These were the only ideas that came to me. Of course, in four months there is more than enough time to come up with a plan of action, but what I really need is to listen to your tips, your habits when you put yourself in a metal box to fly through the sky. I know there are a lot of people out there looking at the plane as I look into my living room, to my couch, so please get ahead and come up with some tips to help me!

love, 
C.

You Might Also Like

0 comentários

Fala Comigo!

Name

Email *

Message *