Amigos, vamos falar sobre erros ortográficos... Parem lá com isso! | Guys, let’s talk about spelling errors... Stop that!

Wednesday, February 01, 2017


Antes de prosseguirem a leitura, tenham atenção. Há sarcasmo neste texto, aos baldes. 

Erros ortográficos. Ah, há tanto a dizer sobre eles. 
Adoro erros ortográficos, a sério que adoro. Especialmente quando acontecem pelas redes sociais, vindos daquelas pessoas que se têm mesmo numa boa conta, que se põem num patamar de espetacularidade acima da média, que adoram criticar a pouca inteligência dos comuns mortais. E depois, acontece o dia em que estamos nós a deslizar os dedos pelo 'feed' do Facebook e de repente, taaaa-daaaaa, aparece-nos um ‘à dois anos´ capaz de nos fazer arrepiar a espinha, a legendar uma fotografia ao estilo apanhada desprevenida, qual tiro no próprio pé a sangue frio. Gosto mesmo destas pessoas, a sério. Tenho-lhes um carinho especial porque penso sempre qualquer coisa como ‘andas aí de nariz empinado a pensar que és a última coca-cola do deserto, mas eu sei, eu sei o que escreveste no Facebook ontem à noite... e tenho pena’. 

É que não estamos a falar de gralhas, daquelas transformações que os corretores automáticos adoram fazer ou até mesmo daqueles erros que uma pessoa dá quando já escreveu páginas e páginas de texto e já tem os olhos trocados. Não. Estamos a falar de pessoas que, de facto, vivem na zona cinzenta da vida - ou da ortografia - e que, na dúvida sobre como escrever uma palavra, não vão ao dicionário ou ao raio do Google ver como se escreve corretamente - até porque estas pessoas nunca têm dúvidas, diga-se. Estas pessoas avançam e optam por mostrar ao mundo que os neurónios já são suficientemente úteis se servirem apenas para ocupar espaço no cérebro.

Eu sei que já não é Natal, mas eu quero que o mundo seja um lugar melhor para se viver em qualquer altura do ano e por isso, amiguinhos, resolvi fazer uma lista daqueles erros ortográficos que dominam o feed do Facebook e que conseguem destruir a reputação de uma pessoa!

1. À / Há
O rei dos erros ortográficos. A sério, pessoas, ninguém vos consegue dar qualquer tipo de credibilidade se disserem: “À duas horas estive a beber café com o Bradley Cooper”. NINGUÉM. Coloquem um ‘h’ sempre que se querem referir a um espaço de tempo. Se me disserem que HÁ duas horas estiveram a beber café com o Bradley Cooper eu até sou capaz de acreditar. 
Outra coisa, todo o há que consiga ser substituído pelo verbo ‘haver’ ou ‘existir’, leva um ‘h’. “Há várias maneiras de dizer a mesma coisa”.

2. Na minha opinião pessoal
Eu sei que há personalidades do caraças, mas a tua opinião havia de ser de quem? Redundâncias não são bem erros, eu sei. Mas... vocês dizem “subir para cima” ou “descer para baixo”? Então deixem de dizer que a vossa opinião é pessoal. A menos que sejam o Fernando Pessoa. O Fernando Pessoa podia. 

3. Ás / Às
Os únicos Ás que há nesta vida é o de espadas, o de paus, o de ouros e o de copas. Se queremos dizer que a reunião durou um certo tempo, por exemplo, então dizemos que foi “das 14h às 15h”. 

4. Fala-se / Falasse
Há erros que conseguimos evitar se lermos aquilo que estamos a escrever. 
Fala-se trata-se de uma situação presente: “Fala-se que vai cair em breve uma nave espacial em cima do Estádio de Alvalade”. 
Falasse refere-se a uma situação provável: “Se se falasse mais sobre este assunto, havia menos gente a fazer figura de idiota”. 

Deu para perceber?

Dito isto, e como o karma é uma coisa complicada, aposto que nos próximos textos que escrever me vou sair com um belo erro ortográfico, daqueles assim de fazer arrepiar, só para dar o exemplo. Qualquer coisa, apitem! Mas para que fique registado: a sério que eu não me acho a última coca-cola do deserto!
__
I could say that it’s almost impossible to translate this post. Why? Because it’s all about writing in Portuguese and, mostly, it’s about those mistakes people usually make when writing on Facebook or any kind of social network. It’s about those who think that they are cleverer than others, the last Coca-Cola on desert, and then, they go to Facebook and post something with 3 words and five mistakes. 

We are not talking about little mistakes, mistakes you make after writing pages and pages of text. We are talking about mistakes people make because, even though they are rude to others, thinking that they run the world, they don’t even know how to write properly in their own language.

I really, really love to find those kind of mistakes on social networks. See all these ‘brains’ and think: “You’re acting with that rude attitude but, my friend, I know what you wrote yesterday on Facebook, and it wasn’t pretty”. 

But I am a good soul, believe me, I am. And even if it’s not Christmas anymore, I really what the world to be a better place at any time of the year. As that, I made a list of four mistakes that can kill the reputation of a Portuguese mate. 

And, as I know Karma is a trouble maker, I am sure that, on my next posts, you will find a bunch of mistakes. Let me know, then. But, my friends, let me just tell you this: I don’t think I am the last Coca-Cola of the desert.

love,
C.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Mas és como se fosses a última coca-cola do deserto. Continua a escrever Catarina, um beijinho e muitas saudades.

    ReplyDelete

Fala Comigo!

Name

Email *

Message *